Proposta pedagógica // Ensino Fundamental II

O Ensino Fundamental II abarca uma faixa etária bastante complexa, a adolescência. Momento em que a definição do corpo, da identidade, dos gostos, está se definindo e por isso os questionamentos, a mudança de opinião e a vontade de experimentar diferentes situações são bastante intensas. Daí a importância de aluno, família e escola estarem próximos, trabalhando angústias e ansiedades a partir da convivência, orgulho pelas conquistas da maturidade, autoconfiança e vontade de se desenvolver e ser feliz.

Sendo assim, o aluno do Ensino Fundamental II do Colégio das Américas envolve-se em diferentes projetos, estudos e discussões coletivos e individuais que contribuam para a sedimentação e valorização de sua autoestima e de seus potenciais e a identificação das conseqüências de seus atos em si mesmo, no meio físico e social.

Nos 6º e 7º anos, os alunos são cuidados para aprender com um número maior de professores, de materiais, com conteúdos mais complexos e horários mais dinâmicos. Neste momento, são instigados a compreender e aplicar os conteúdos das diferentes disciplinas em resoluções de problemas mais subjetivos, que recuperem informações históricas, geográficas, científicas, pautadas no uso mais amplo da língua.

Nos 8º e 9º anos, os alunos já são preparados para o Ensino Médio. São cobrados para atender competentemente a agenda de tarefas, compreender e responder a questões mais complexas, utilizar corretamente a Língua Portuguesa na comunicação oral e escrita. Passam a ter aulas de Biologia, Física e Química.

Comunicação Escola, Família e aluno

O relacionamento entre a escola e a família é muito próximo e realizado por diferentes canais de comunicação: agenda, telefone, site, e-mail, encontros presenciais com a coordenação e professores individualmente ou coletivos em reuniões bimestrais.

No website do Colégio, link "espaço do aluno", o aluno e a família têm à disposição as lições de casa e trabalhos propostos em cada dia de aula, o calendário de avaliações e eventos, os comunicados de lições não feitas ou incompletas e dados sobre o comportamento do aluno nas aulas, o boletim bimestral de notas e faltas, dentre outras informações relevantes para o acompanhamento do desempenho do aluno nas aulas e a efetiva participação nas atividades propostas.

Metodologia

Com a utilização do material didático do Sistema Anglo de Ensino, as aulas são apresentadas com conteúdos atualizados e interdisciplinares, abordando também valores éticos e de cidadania. As atividades são dinâmicas e práticas, utilizando-se de recursos tecnológicos, que favoreçam o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos nossos alunos.

Os alunos são orientados a buscar informações em diversas fontes: material didático, livros, internet, observação, entrevista... E a partir delas, em debates e estudos, são instigados a interpretá-las, compará-las, questioná-las, confrontá-las, construir opinião e socializar os saberes construídos. Nessa dinâmica, o objetivo é de propiciar um aprendizado significativo, duradouro, sob o perfil de autonomia para aprender a aprender, buscar incessantemente novos conhecimentos e contribuir decisivamente para a construção de um planeta mais saudável.

O material didático é dividido em apostilas bimestrais e cadernos que abarcam o conteúdo teórico, atividades e roteiros de estudos. Para a efetiva aprendizagem, o aluno é orientado a incorporar o hábito de estudo diário, que nas sérias finais devem ser de 2 horas. Além das atividades propostas pelos professores na apostila e caderno, o aluno deverá aproveitar o tempo para ler os capítulos dos conteúdos já dados e desenvolver pesquisas complementares.