Proposta pedagógica // Ensino Médio

O Ensino Médio no Colégio das Américas é desenvolvido em 2 anos e meio. O 2º semestre do 3º ano funciona como cursinho semi-extensivo, desenvolvendo as matérias no nível exigido pelos exames do Enem e vestibulares.

O objetivo do Ensino Médio é o de sedimentar os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, aprofundando-os sob a ótica de cada uma das disciplinas, incluindo Sociologia e Filosofia. A partir de uma metodologia bastante dinâmica, pautada em estudo, associação direta com a atualidade e questionamentos intensos sobre a aplicação dos conhecimentos em benefício a si próprio e à sociedade, prestigia a formação de adolescentes conscientes, condutores de suas próprias ideias, capazes de escolher criticamente, aceitar com convicção e discordar com fundamento e, com a autonomia adquirida, possam aplicar seus conhecimentos em ações concretas e sustentáveis bem como obter sucesso nos vestibulares.

Como os alunos, nesta fase, estão construindo e precisam tomar decisões sobre seus projetos pessoais e profissionais, são desenvolvidas reflexões, discussões, estudos e orientações sobre o contexto do mercado de trabalho para cada profissão e as faculdades disponíveis.

Para contribuir com a formação integral do aluno, são organizados pelo Colégio ou pelos próprios alunos eventos culturais e esportivos. Em paralelo, no período da tarde, são ofertados diferentes cursos de cunho cultural ou esportivo, muitos gratuitos, a fim de incentivar a participação. Dentre eles estão os plantões de dúvidas e grupos de estudos, mediados por professores.

Ainda sob os preceitos da democracia, dialogicidade e incentivo à participação, os alunos, para as aulas de Educação Física, poderão se inscrever no grupo com a modalidade esportiva de seu interesse.

Comunicação Escola, Família e aluno

Numa proposta de desenvolvimento de autonomia, cabe ao jovem responsabilizar-se pela comunicação dos eventos e atividades da Escola. Contudo, em paralelo, alunos e família contam com diferentes canais de comunicação: telefone, site, e-mail, encontros presenciais com a coordenação e professores individualmente ou coletivos em reuniões bimestrais.

No website do Colégio, link "espaço do aluno", o aluno e a família têm à disposição as lições de casa e trabalhos propostos em cada dia de aula, o calendário de avaliações e eventos, os comunicados de lições não feitas ou incompletas e dados sobre o comportamento do aluno nas aulas, o boletim bimestral de notas e faltas, dentre outras informações relevantes para o acompanhamento do desempenho do aluno nas aulas e a efetiva participação nas atividades propostas.

Metodologia

Com a utilização do material didático do Sistema Anglo de Ensino, as aulas são apresentadas com conteúdos atualizados e interdisciplinares, abordando também valores éticos e de cidadania. As atividades são dinâmicas e práticas, utilizando-se de recursos tecnológicos, que favorecem o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos nossos alunos.

Os alunos são motivados a buscar informações em diversas fontes: material didático, livros, internet, observação, entrevista... E a partir delas, em debates e estudos, são instigados a interpretá-las, compará-las, questioná-las, confrontá-las, construir opinião e socializar os saberes construídos. Nessa dinâmica, o objetivo é de propiciar um aprendizado significativo, duradouro, sob o perfil de autonomia para aprender a aprender, buscar incessantemente novos conhecimentos e contribuir decisivamente para seu sucesso e a construção de um planeta mais saudável.

O material didático para cada disciplina é dividido em livros-textos, apostilas-cadernos e cadernos de exercícios. A dinâmica de estudo pauta-se na "Aula dada, aula estudada", isto significa a incorporação de hábito de estudo, para, a cada conteúdo de aula, diariamente, o aluno deverá realizar as tarefas mínimas e complementares sobre o mesmo tema.

As aulas contemplam a correção das tarefas, revisão dos conteúdos, avaliações e simulados similares aos dos exames vestibulares.